quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BrincaSanta, lugar de aprender brincando


Por Guilherme Aragão

A Brinquedoteca BrincaSanta da Universidade Santa Cecília – Unisanta é a maior da Baixada Santista. Além de ser um espaço para que os alunos do curso de pedagogia possam por em prática o que aprendem em sala de aula, o espaço atende a diversas crianças do Colégio Santa Cecília e de outras instituições.


Idealizado pela professora Maria Cristina em 2003 e criado em 2004, o local é um espaço lúdico-pedagógico, científico e cultural com a finalidade de contribuir para a valorização do brincar do ser humano. A brinquedoteca BrincaSanta atende às crianças do Colégio Santa Cecília, filhos de funcionários e crianças do Lar Santo Expedito e Creche Lar Infantil Santa Rita de Cássia em seus 210m².

A ludotecária Rogéria Pereira diz que as crianças gostam muito do local. “Quando elas me vêem na rua, elas me chamam de ‘Tia do Brinquedo’”, diz Rogéria sobre as crianças que lá freqüentam. Ela também fala que muitas crianças perguntam onde comprar brinquedos como os da Brinquedoteca, porém “eles são únicos, pois são feitos pelos próprios alunos de Pedagogia e outros pelas próprias crianças”.

Baseado em diversas teorias pedagógicas, os materiais utilizados na Brinquedoteca são feitos pelos alunos do curso de pedagogia. Segundo o professor e diretor do curso Fábio Giordano, os brinquedos podem ser utilizados por crianças de diversas classes sociais. Giordano acrescenta que a brinquedoteca “É mais do que um espaço bonito, é um espaço de desenvolvimento”, pois atende crianças de 2 a 12 anos, idade em que “a criança forma o seu caráter”. O professor Fábio diz que sente muito orgulho da equipe que trabalha no local. “São cinco anos de elogios”, diz.

Crianças


As gêmeas, Marcela e Mayara, 7 anos, são freqüentadoras assíduas da brinquedoteca. Empolgadas, as gêmeas dizem gostar de desenhar e fazer novas amiguinhas. Elas estudam no Colégio Santa Cecília e são da mesma classe que Sayonara, 7 anos, também freqüentadora do local. Sayonara diz gostar muito de quebra-cabeça e afirma que é invencível no futebol de botão. “Ninguém ganha de mim”, fala Sayonara. Pela primeira vez na Brinquedoteca, Bianca de 9 anos, ainda demonstra um pouco de timidez, mas diz que gostou muito do lugar e que quer voltar mais vezes. Questionadas sobre qual brinquedo elas mais gostavam, todas foram unânimes: “O vestido de princesa”.


A Brinquedoteca atende mensalmente uma média de 140 crianças. Funciona de segunda a sexta das 8h às 12h, 13h às 17h e aos sábados das 9h às 12h na Rua Oswaldo Cruz, 266.

Nenhum comentário:

Postar um comentário