A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra poliomielite foi realizada no sábado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , das 8h às 17h. Pais e responsáveis levaram as crianças menores de cinco anos a um dos 83 postos montados na Cidade, sendo 65 fixos e 18 volantes. O objetivo é imunizar ao menos 95% da população de 28.643 crianças dessa faixa etária, segundo estimativa da fundação Seade.
Durante a primeira fase da campanha, a SMS superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, imunizando 26.752 crianças, correspondendo a 97,4% da população nessa faixa etária. Mesmo aquelas que não tomaram a primeira dose da vacina foram levadas aos postos ontem
O posto fixo situado no Super Centro Boqueirão tinha uma expectativa de imunizar 300 crianças, segundo a médica Andréia Lúcia, porém até o final da manhã o local havia vacinado 45 menores.
Luciana Silveira, responsável pelo posto no Carrefour, disse que a Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica) dá a recomendação de que todos os pais dessem a própria ‘gotinha’ na criança. Essa precaução se dá por causa do medo da contaminação da gripe suína. Segundo Luciana, a criança que chegar ao local com febre ou dor de garganta é aconselhada a não tomar a vacina.
Inclusive, em função do surto da síndrome gripal, a vacinação, que tinha sido inicialmente planejada para o dia 22 de agosto, foi adiada pelo Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário