quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jornalismo literário é um dos temas da 11º Semana Ceciliana

Por Arucha Fernandes

“Conexões história e jornalismo”, do jornalista santista Sergio Willians é uma das palestras programadas para a Semana Ceciliana. Com o tema sobre a relação do jornalismo com a literatura, o palestrante - que já tem dois livros publicados - ensina como misturar o gênero romântico com reportagem histórica. A intenção é ressaltar a importância do compromisso com a informação e o embasamento em pesquisas nesse tipo de texto.

Ainda na semana, o jornalista ministra o mini-curso sobre o Instituto Histórico e Geográfico de Santos, para os alunos do período da manhã. Além disso, Willians vai levar os alunos para um tour no local. O instituto reúne em seu acervo vários quadros de Benedito Calixto e conta com uma biblioteca pública, um museu e um auditório.

“Essa parceria com o Curso de Jornalismo da Unisanta tem o intuito de aproximar o meio acadêmico desse patrimônio cultural da cidade”, diz o jornalista, que desenvolve um trabalho de resgate no instituto. Ele explica que o local ficou esquecido muitos anos, e hoje se encontra com sua estrutura em situação precária e o acervo mal organizado.

A 11º Semana Ceciliana da Universidade Santa Cecília acontece de 19 a 23 de outubro e traz jornalistas e profissionais da área para ministrar palestras, mini-cursos e oficinas para os alunos de comunicação. Essa semana pedagógica tem objetivo de proporcionar aos estudantes um maior conhecimento nas diversas áreas em que poderão atuar, e inseri-los na realidade do mercado de trabalho.

CURRÍCULO – Jornalista há 17 anos, Sergio Willians passou por vários meios de comunicação da região e produziu documentários para empresas privadas e instituições públicas. Teve em 2008 seu primeiro livro publicado, intitulado “Pelas Curvas da Estrada de Santos”, que conta a aventura de quatro jovens na primeira viagem de automovel do Estado de São Paulo. A história dos bondes de Santos é o enredo de seu livro mais recente “Bondes de Santos”, lançado em abril desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário